terça-feira, 27 de setembro de 2022

 

SONETO E RESPOSTA 

Francisco Miguel de Moura*

   (Alice e sua Resposta)

 

1. SENSUAL ALICE

 

Foi na queda da minha meninice,

desaguando na minha juventude,

que me veio à cabeça essa virtude

de te gravar no coração, Alice.

 

Tu brincavas na praia, ondas salgadas

vinham quebrar-se nos teus pés, sem pejo.

Aproveitar meu prematuro ensejo

seria um céu. Perdi nossas pegadas.

 

Sonho as curvas da praia, a curvas tuas,

como o seio nascente que guardavas.

De tanta coisa, desejei só duas.

 

Na noite, as mãos levíssimas de sondas...

E entre séria e risonha te afastavas,

levada docemente pelas ondas.                  

 

2. RESPOSTA DE ALICE

           (Este soneto é uma resposta que fiz

           ao meu soneto “Sensual Alice”;

           editado no meu livro “Areias”, 1966)


Altas ondas do mar... Tu me encantaste

Mirando o verde-azul dos sonhos teus.

E eu que pensei ser ordem de meu Deus

Me deixei ser a flor presa a tua haste.

 

Mas foi triste a ilusão! Eu, noutro plano,

Jamais despertaria os sonhos teus.

Se nos amamos tanto em tal engano,

Continuaste, enfim, sem meu adeus.

 

E assim, no longe e perto, e separados,

Não sou flor nem o fruto que sonhamos:

Sou a linda sereia destas águas.

 

Nossos rastos são rastos apagados

Pelo tempo e a forma do que amamos:

Nossas saudades não se tornem mágoas.

 _____________

*Francisco Miguel de Moura, poeta brasileiro, sim senhor.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Ambos os sonetos de uma beleza tocante. Salve, grande poeta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...