terça-feira, 3 de dezembro de 2019

ORELHAS DO LIVRO - ANTOLOGIA DE POEMAS E POETAS MAIS AMADOS

Antologia de Poemas e Poetas Mais Amados
Orelhas do livro:
          
        Nesta “Antologia de Poemas e Poetas mais Amados”, cuidadosamente organizada pelo poeta FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, o leitor encontrará centenas de poemas de autores da literatura universal, incluindo os poetas piauienses, dentro os quais se encontra o Autor da coletânea, ele próprio um cultor daquilo que a crítica designa como boa poesia.
          Além da seleta de poemas que abrange os mais diversos períodos e escolas literárias, o livro conta, ainda, com dois ensaios em que o Autor trata da gênese da criação poética e das técnicas de construção do verso, revelando seu conhecimento e domínio sobre a arte poética.
          Ao final, a obra apresenta uma minuciosa biobibliografia dos poetas elencados na Antologia, o que, certamente, lhe agrega um outro valor, que é o da fonte de pesquisas aos que se interessam em saber mais a respeito dos autores que compõem este belo e alentado trabalho do antologista Francisco Miguel de Moura.
          Francisco Miguel deu a sua antologia o título de “poemas e poetas mais amados”, o que vale como uma declaração de amor à poesia representada na quase exaustiva relação de poemas constantes da obra, o que significa dizer que se trata de uma homenagem aos grandes poetas de todos os tempos e de todos os lugares e, se algum deles não tiver sido incluído foi devido à limitação do gênero, que exige cortes e parcimônia.
          Contudo, a seleção de poemas realizada pelo Autor, seguramente agradará o leitor,  que não deixará de encontrar neste livo um ou mais de um dos seus poetas e poemas mais amados.
                                     
                           Maria do Socorro Rios Magalhães
                                              
____________________

 BIOGRAFIA DO AUTOR:

Se você notar que o texto acima não dá para cobrir as duas orelhas, acrescente estes dados a meu respeito:
Francisco Miguel de Moura, poeta, cronista, contista, romancista e crítico de arte e literatura, nasceu aos 16-6-1933, em Francisco Santos-PI (o antigo povoado Jenipapeiro, do município de Picos-PI), Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí, Pós-graduado em Crítica de Arte ´pela Universidade Federal da Bahia. Por conta de sua profissão de bancário (BB),  já morou na Bahia e no Rio de Janeiro, mas fixou-se  em Teresina, a bela capital do Piauí. Membro da Academia Piauiense de Letras (Cadeira nª 8), da União Brasileira de Escritores (SP) e da International Writers and Artists Association (IWA), nos Estados Unidos.  Filho de Miguel Borges de Moura (Guarani), casado com Maria Mécia Moraes Moura, 6 filhos (um já falecido) e 42 obras, a maioria de poemas.
_______________
*Francisco Miguel de Moura, poeta e escritor, autor do livro Antologia de Poemas e Poetas Mais Amados, A orelha acima é feita pela Professora Maria do Socorro Rios Magalhães que, também como o Autor , participam como sócios perpétuos da  Academia Piauiense de Letras - Teresina - - PI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...