quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MEMÓRIA INSURGENTE

Francisco Miguel de Moura 
Escritor, 
membro da APLetras

    Há livros que passam muito tempo, em nossa estante, sem que tenhamos vontade de lê-los. Mas há outros que, insistentemente, nos chamam para abri-los e começar a ler e saber do que se trata, se o estilo é bom, se nos interesssa pelo assunto. Entre esses últimos, caiu-me na mão, por presente de minha confrade da APL, professora Maria do Socoro Magalhães, um de nome “Memória Insurgente”. Para ter certeza do que seria a palavra “insurgente”, fui ao dicionário: “revoltado, rebelde, insubordinado”.
    Pelo conjunto de histórias e anedotas contadas, vejo que é um grande título, de mestre.
    O autor do livro, até agora não mencionado, Joaquim Ribeiro Magalhães, não é ninguém desconhecido da maioria de meus leitores e dos leitores deste jornal. Ele nasceu em Piracuruca, PI, no dia 13 de novembro de 1927, filho  de José Firmino Magalhães e Maria Ribeiro Magalhães. É formado pela Faculdade Católica de Filosofia do Piauí, em três licenciaturas: História, Geografia e Estudos Sociais. Teve várias profissões, mas destacou-se mesmo foi como professor de História em vários colégios desta Teresina, até na Escola Técnica Federal do Piauí (hoje IEPI-Instituto Federal do Piauí).
             Quem melhor traça um perfil da personalidade do velho Joaquim Ribeiro Magalhães é sua filha Reia Silva Rios Magalhães. Assim resume, entrando logo por sua arte de contar e de escrever histórias curtas e engraçadas: “Seus contos, suas crônicas e poemas retratam sentimentos, revelam experiências, anseios, devaneios e desejos guardados nas suas lembranças, que dizem do presente teimando em virar passado. O futuro, porém, que é agora, que é meu pai, homem de alma sensível, coração aberto e comportamente irreverente. Admirado pelos familiares e amigos pela forma inteligente e criativa de saber fazer e refazer histórias. Histórias que deixam marcas, que dão exemplos, que nos mostram o caminho e nos revelam a grandeza da existência e a importância do amor”.
    Que belo, comovente e verdadeiro depoimento!
    Pelo pouco que conheço, confirmo. E o que conheço é o que a maioria dos piauienses e especialmente teresinenses conhecem, nos encontros de praças e ruas, especialmente nas rodas do “Teresina Shopping”, num cantinho mais conhecido como “Senadinho”, focado por ele em algumas historinhas e anedotas, visto que outras vêm de Piracuruca, na sua lembrança de menino e nas histórias contadas pelos piracuruquenses – por alguns maldosos ditos de mentirosos –  engraçados, irreverentes e de fina inteligência. Eu, pessoalmente, e também por notícias, livros e informações,
não conheço nenhum “Magalhães” que não tenha  a maioria das qualidades apontadas por sua filha, sobressaindo-se, em primeiro lugar, a vivacidade na palavra e a rapidez nos atos, todos dentro de bons costumes, civilidade e de honradez.
    Não posso deixar de citar o escritor – também de contos –  o Des. José Magalhães da Costa, meu grande amigo desde que cheguei a Teresina.  Grande amigo e grande escritor. Seus contos mais trabalhados, de profissional, fazem parte da nossa literaatura e se iguala aos que praticam o gênero no Brasil.
    Pelo que conheço pessoalmente e de ouvir dizer, Joaquim Ribeiro Magalhães não tem a vaidade de ser um grande escritor. O que ele quis mesmo foi deixar registrado em livro suas memórias irreverentes, tanto de Piracuruca quanto da época de Teresina, para rir e “gozar” os casos engraçados, que muitas vezes parecem ridículos, provocando verdadeiras risadas. Não se trata de um livro didático, nem teve pretensão para isto. Mas mesmo um leitor comum, que o leia, pode abeberar-se de algumas verdades históricas daqui e dalém. Portanto, apontando para minha lembrança, dos contos que li me ficaram aqueles de “A Casa Lima” (pg.115), “Gregório, o Mártir “ (pg. 134) e “O Plano B” (pg.136). Cito-os só por citar, mas o livro é leve, uno e, dentro do seu propósito e da sua linguagem desabrida, gostoso.
    Parabéns ao escritor Joaquim Ribeiro Magalhães, na sua humildade de contador de histórias, só para consumo e diversão dos amigos e conhecidos, parentes e aderentes.  Sua leitura valeu a pena.
 ___________________                                
*Francisco Miguel de Moura, brasileiro, piauiense, escritor, endereço atual: franciscomigueldemoura@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...