segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ENCONTROS E DESENCONTROS


Francisco Miguel de Moura Chico Miguel)*
(franciscomigueldemoura.blogspot.com)

           Não se trata de namorados, nem de namoradas: é uma crônica da vida: das boas surpresas, depois das más. E assim foi.  Como é a vida: cheia de encontros e desencontros! Mas também tem seus encantos e desencantos.
            Esta meditação me veio de depois que me encontrei pessoalmente (olha aí o pleonasmo necessário!) com um já amigo de letras, por correspondência e por telefone. Ele vinha acompanhado de sua esposa, ou seja, eu e Mécia, minha esposa e secretária, com o escritor, historiador e jornalista Firmino Libório Leal e sua esposa, Dª. Rosângela Mattioli Leal, casal residente em Conquista (MG), em passeio de férias pelo Piauí. Firmino é autor de um dos mais importantes livros sobre a região de Picos, denominado “Vozes da Ribeira”, editado em 2008, no Piauí – obra importantíssima na minha organização de “Minha História de Picos”, colaborando comigo numa entrevista referente aos anos 1950/1970. O agradável encontro aconteceu no “Shopping Riverside”, quando acabávamos de almoçar. Ele me reconheceu (naturalmente já conhecia de foto) e falou pelo nome, dizendo-me assim: - “Chico Miguel, o maior poeta do Piauí!”
            A alegria foi grande, vimo-la estampada no rosto. No que, acredito, eu tenha também estampado no meu, em conjunto com a surpresa. Na ocasião, eu repliquei: “Esta história de grande é você que diz, coisa de mídia, que eu não sei se já cheguei lá”. E sem modéstia, completei: “Eu acredito que sou um dos grandes poetas de nossa terra, isto sim”.
            Não chegamos a nos sentar para uma conversa mais longa, mas foi o suficiente para encher-nos de orgulho por tão grande amizade. Ficou de visitar-nos, levando endereço e telefone, para receber mais livros e mais conversas sobre literatura e arte, eis que estas coisas não faltam a nenhum escritor que se preze.
            Agora passamos à parte cruel da crônica – escrevi-a para ver se esqueço tudo. Sou muito sensível como os poetas são. Sentado, almoçando, num restaurante inaugurado recentemente, eu nem tinha pensado. Minha mulher, que tem o sexto sentido, advertiu: “Fulano chegou e sentou-se, não veio falar com a gente”. Ele é político, por isto deveria ser mais polido, pois não acredito que ele não o tenha reconhecido. Elas por elas: saímos silenciosamente sem a saudação que ele nos devia, desde o dia que o entrevistamos em sua cidade, quando era Prefeito.
            Fiquei remoendo o caso, até que me explodiu a vontade de escrever esta crônica, celebrando o desencontro. E também o nosso desencanto. Que lição maior eu poderia tirar desses acontecimentos?
            A primeira: que os políticos não são tão bem vistos pelas pessoas, especialmente neste momento em que os acontecimentos nos indicam uma virada para melhorar o Brasil. Pelo menos é isto que a maioria dos brasileiros (e piauienses) esperam.
            A segunda: que os escritores são muito mais úteis e reconhecidos pela população do que a maioria dos políticos, vistos apenas como distribuidores de benesses aos que neles votaram (ou dizem que votaram).
            O escritor, o poeta, os historiadores são para sempre; os políticos são apenas do presente, embora algumas vezes fiquem gravados na placa de uma rua, de um prédio ou de uma ponte (que a ferrugem comerá em pouco tempo). Mas, o que fizeram, se fizeram bem, quem gravará são os escritores. Eu gravei o nome daquele político na placa do meu livro “Minha História de Picos”, que ficará muitos e muitos anos, pois o que escrevo não é somente para os leitores de agora, mas para muito tempo... Cem anos, duzentos? Não importa, o que importa é serem reconhecidos no futuro, muito mais que os políticos com sua empáfia, seu orgulho tolo.
___________________
*Francisco Miguel de Moura (Chico Miguel), poeta e prosador, mora em Teresina, Capital do Estado do Piauí. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...