sábado, 17 de dezembro de 2016

PALAVRAS DE ORDEM, O QUE É ISTO?

Francisco Miguel de Moura, escritor, 
membro da Academia Piauiense de Letras

As palavras de ordem podem transformar-se em imensa bactéria social, dependendo do contexto, especialmente essas mais agressivas como “abaixo o presidente”, “abaixo a revolução”, “morte à burguesia”, “é proibido proibir” e “Brasil, ame-o ou deixe”.

Há outras que, como exceção, tornaram-se parte da sociedade como um todo, tais como “ordem e progresso” e “quem for brasileiro me siga”, inscrevendo-se na nossa história. Entranharam-se no inconsciente coletivo ao correr do tempo, sem contestação.

As palavras de ordem que emburrecem a consciência individual normalmente são fabricadas por partidos políticos, sindicatos, fações sociais segregadas, falsos líderes que são dotados de palavras bonitas, mas vazias de conteúdo, com intenções do poder em determinados campos ou em toda uma nação, região ou todos, como os ditadores.

Até mesmo aquelas que hoje fazem parte da nossa história como “independência ou morte”, trazem um germe de agressividade, mas sem intenções tão malignas quanto possam parecer. Algumas têm o poder da metáfora: “independência ou morte” significa a morte da pátria como entidade política que já existe, em vista de leis de outros países, sejam colonizadores ou não. A morte significaria muito, para muitos, mas não exatamente a sangria, a guerra intestina ou civil.

As passeatas, os movimentos de rua têm levado milhares e milhares de pessoas a protestarem ao fazem moção de apoio a algum acontecimento, fato ou pessoa, normalmente levando os jovens a abraçarem essas “ideias” ou “sentimentos” coletivos prefabricados. Na maioria são criações interesseiras de grupos que não querem deixar de aninhar-se no poder ou a ele querem subir, mas sem nenhum programa. Os programas que acomodam as palavras de ordem são mentirosos, fofos e falsos. Ou jamais trarão consequências permanentes e serão capazes de formar um verdadeiro cidadão, aquele que entende perfeitamente os direitos humanos, sabendo que cada direito exige um dever.

Lembro de uma frase de ordem do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) assim expressa: “morrer sim, matar nunca”, quando desbrava as matas de dentro (Amazonas, Acre e Mato Grosso), traçando os limites do país e pacificando os índios, para depois trazê-los à civilização. Um conteúdo humanitário.

Mas, como se vê, há palavras de ordem para todo movimento coletivo sem conteúdo humanitário. Escritas nos muros e nas casas chamadas da “burguesia” como sinônimo dos ricos, pregando que o mundo pode ser igual economicamente para todos. Como? Se as pessoas são todas desiguais? Palavras de ordem religiosas. As religiões, quase sempre, são criadoras de mitos, como a imprensa (a grande mídia), como os artistas que não conseguem satisfazer seus instintos senão ferindo, matando, e se matando na droga e nas festas sem fim.

Já que falamos de palavras de ordem, alinhamos mais outras: “o povo acordou” (povo é uma palavra amorfa, como classe, como partido).“Vem contra o aumento” “vem pelo reajuste”… “Vem pra rua…” “Que coincidência, não tem polícia, não tem violência”. Ai que mentira boa, tão bom se fosse verdade, afirmaria a respeito desta última. Há países, se não me engano a Suécia e outros escandinavos. São assim. Dignos de elogios por causa da democracia e da paz, do mínimo de violência.

Acontecem algumas saudáveis como “saia do sofá, venha protestar sem vandalismo”, “olha que legal, o Brasil parou e nem é Carnaval”. E mais e mais: “Fora Sarney”, fora todos os políticos corruptos. Mas o que quer dizer corruptos? Muitos e muitos dos que participam, jovens estudantes ou não, não sabem, não entendem, são ignorantes. São milhares e milhares. A contagem da Polícia: mais de 250.000 participaram da manifestação numa noite em São Paulo, daqueles que acontecem no Rio, em Belo Horizonte, em todas as capitais do Brasil, inclusive nas grandes cidades do interior. Às vezes há manifestações a favor e contra. Todas com palavras de ordem. É o bem contra o mal ou vice-versa?
De cá, dizem os políticos: “É a voz das ruas”. Sim, mas nem tanto. E os que não vão a manifestações? Cabe lembrar sempre as palavras de Rui Barbosa de Oliveira (1849-1923): “Na terra onde os meninos bancam de doutores, os doutores não passarão de meninos”.

Mas não é o único pensamento que queremos apresentar como final de nossa peroração. É do filósofo Olavo de Carvalho, tido como defensor da direita, conservador. Ainda existem esquerda x direita, a não ser nos quarteis, quando os recrutas fazem marcha? Quem efetivamente é conservador ou liberal? E a palavra revolucionário como é que se situaria?

O jornalista, escritor e filósofo Olavo de Carvalho publicou um livro muito instigante, de nome “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”, Editora Record , Rio, 2016, já em 20a. Edição, onde começa assim: 

“Já acreditei em muitas mentiras, mas há uma à qual sempre fui imune: aquela que celebra a juventude como uma época de rebeldia, de independência, de amor à liberdade. Não dei crédito a esta patacoada nem mesmo quando jovem, eu próprio, ela me lisonjeava. Bem ao contrário, desde cedo me impressionaram muito fundo, na conduta de meus companheiros de geração, o espírito de rebano, o temor do isolamento, a subserviência à voz corrente, a ânsia de sentir-se iguais e aceitos pela maioria cínica e autoritária, à disposição de tudo ceder, de tudo prostituir em troca de uma vaguinha de neófito no grupo dos sujeitos bacanas”.

       Se alguém quiser contestar, que o faça. Eu prefiro pensar.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...