quinta-feira, 5 de maio de 2016

FRANCISCO DAS CHAGAS SOUSA, A ALERP E O LIVRO


 Francisco Miguel de Moura* 
Escritor, da Academia Piauiense de Letras.

           A Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) é a maior instituição cultural da cidade e da região. Fundada em 22/10/1989, tem tido o esteio da força, coragem e habilidade de Francisco das Chagas Sousa, (conhecido por CHAGUINHA),  natural de Picos, formado em Letras, Direito e Engenharia Civil e atual editor e dono do “Jornal de Picos”. A agremiação cultural de que falamos rompeu todas as barreiras, sendo inteiramente particular como são as academias de letras, isto é, não dependem de nenhuma ingerência pública. Não vamos falar de outros momentos culturais de Picos registrados em “Minha História de Picos”, livro inédito que eu gostaria de publicar logo, certamente com a ajuda financeira de algum “mecenas”. Não! Exceto a chamada, não sei se corretamente, de “I SEMANA CULTURAL DE PICOS”, registrada pelo “Jornal de Picos”, edição de 10/6/1987, dentro de cujo movimento fiz palestra sobre Fontes Ibiapina e lancei o livro de contos “Eu e meu amigo Charles Brown”.  Dali por diante, em qualquer movimento cultural realizado sempre está o dedo de Chaguinha – homem que não direi dos 7 instrumentos, mas dos 14, 28, etc. Em 1996, ele concorreu a uma cadeira na Câmara Municipal de Picos, mas não logrou êxito. Só mais recentemente (2008), volta a concorrer ao mesmo cargo, como se a política fora o destino de todo homem dinâmico. Mas, de novo, não conseguiu sucesso. Não obstante, recentemente, Chaguinha assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a chamado do Governador, conforme nota do jornalista José Maria Barros, no Jornal de Picos (Online), em 31-12-2014.
Mas voltemos ao assunto principal, a ALERP.  Chaguinha já foi seu presidente muitas vezes e continua como a principal figura da Academia de Letras de Picos, em virtude de suas múltiplas atividades, inclusive e principalmente as de jornalista e empresário. Uma das grandes façanhas em torno do conhecimento da ALERP ele realizou em 2014, organizando junto com os colegas escritores Vilebaldo Nogueira e Deolinda Marques, a “ANTOLOGIA ALERP – 25 ANOS”, da qual participam todos os sócios com, suas biografias produções literárias – poesia, crônica, contos e crítica. Ele próprio participa com dois poemas importantes. Isto é admirável. E eu que não sabia desta sua habilidade, espantei-me. Entretanto, confesso que gostei, aprovei. Outras matérias suas, além da apresentação do livro, são partes tiradas de livros históricos e administrativos inéditos que escreveu e espera publicá-los. Citemos, por curiosidade, “José Bispo, um mestre exemplar” e “Paulistana, 400 dias de progresso”, além do inesquecível “Guaribas, um rio que agoniza”. Francisco das Chagas Sousa nasceu em 8 de abril de 1968, em Picos – PI, hoje em pleno vigor e forma, tem ainda muito o que oferecer ao Piauí e especialmente a Picos. Não tenho a conta de quantas vezes exerceu a Presidência de ALERP. Se não me engano, cada Presidente eleito tem mandato para dois anos. Porém, o que sei é que a ALERP possui uma bonita sede, graças também ao grande amor que ele e seus sócios têm pela instituição, possui biblioteca bem variada de autores nacionais, piauienses e picoenses, além de algumas peças pictóricas e fotográficas dos seus sócios e patronos.
Não sei, não lembro e nem tenho dados à mão sobre os Seminários de Cultura e Literatura que a ALERP já realizou. Mas a data comemorativa da fundação da entidade é sempre festiva, sempre comemorada com festa cultural e artística. Além disto, foi instituído há cerca de 15 anos ou mais os já famosos “Seminários de Literatura Piauiense”, no final de outubro, quando a instituição comemora seus anos de criação. Esses Seminários de Literatura Piauiense cresceram e justamente agora são acoplados com Seminários de Literatura Picoense. É preciso que o Piauí saibam que Picos possui literatura, possui artes dramáticas e pictóricas, entre outras; possui música e músicos, cantoras e cantores, e uma série de atividades culturais que merecem respeito em todo o nosso Estado, quiçá nos vizinhos. Teresina participa constantemente desses Seminários, com palestras, lançamentos de livros, apresentação de peças teatrais e de grupos musicais da terra, e de além Picos. A “ANTOLOGIA ALERP 25 ANOS” mostra, inclusive na bonita capa, os participantes de matérias que são de todas as cadeiras preenchidas. Nominalmente: Rosa Luz (primeira Presidente), Teotônio da Luz, Olívia Rufino, Francisco das Chagas Sousa (atual Presidente), Barrazul, Luís Bernardes Lima, José Solon de Sousa, Edvaldo Pereira de Moura (ex-presidente), Mundica Fontes, Vilebaldo Rocha, José Osvaldo Lavor, Francisco Valentim Neto, João Erismá de Moura, Naziozênio Lacerda, José Evilásio de Moura (ex-Presidente), Odorico Carvalho, Inácio Baldoíno, Francisco de Moura Fontes, Gilson Chagas, Renato Duarte, Fátima Soares Miranda, Olivete Rufino Aguiar, Antônio Gomes de Sousa, Maria das Graças Moura, Ronaldo Gomes Costa, Francelina Macedo (ex-Presidente), Deolinda Marques, Francisco das Chagas Rodrigues, Francisco Miguel de Moura e Cleânia de Sales.
Todas as matérias colocadas no livro são de alta qualidade. Esses nomes bem poderiam constar, sem desdouro, na relação que fiz, resumidamente dos literatos da região de Picos, na minha “LITERATURA DO PIAUÍ”, 2ª Edição (EDUFPI). E se não os coloquei foi porque as páginas já estavam contadas para que o livro não ficasse tão volumoso e de difícil manuseio. Mas aqui me penitencio. Sim, porque também seria necessário colocar todos os excelentes literatos da região de Parnaíba, que também ali figuraram resumidamente.
Parabéns aos acadêmicos picoenses, parabéns ao organizador/autor da obra mencionada, parabéns a Francisco das Chagas Sousa (o Chaguinha). 

                                      ________________        

*Francisco Miguel de Moura, piauiense, brasileiro, picoense, é membro da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...