quinta-feira, 2 de julho de 2015

O “FORO DE SÃO PAULO”, O QUE VEM A SER ISTO?




Francisco 
Miguel 
de Moura*





          Ideologias não me enganam mais. Quase que eu caía no “canto da sereia”, no tempo da Revolução dos Militares (1964), quando estive do lado dos que lutavam contra os militares. A juventude, os estudantes, os intelectuais, os idealistas recebiam do exterior ajuda e propaganda de que o socialismo salvaria o homem e o mundo, portanto os brasileiros que eram contra a ditadura dos militares deveriam ser sócio-comunistas. 
        Mas o comunismo nunca salvou ninguém nem nenhum país. Meteu o mundo na maior guerra da História. Nunca tornou todos os desiguais, que somos, em igualdade nas diferenças, na multiplicidade e, falando em regimes, na democracia. Como não há nem nunca houve democracia comunista, ficamos satisfeitos com a que herdamos dos gregos e vamos aprimorando-a a cada passo, desde a Constituição de D. Pedro I até a atual, que Lula, deputado, recusou-se a assinar. Isto, repito, é para ficar mais claro, que aquele que se declara “Pai do Povo”, não quer nada com o povo, mas com o poder discricionário como nas piores ditaduras nazistas e socialistas.
      Ele diz ainda que “nunca ninguém antes”... Como se ele houvesse descoberto o Brasil, feito o Brasil. E que Brasil estamos vivendo, hem!...
        Mas vamos ao grosso e ao miúdo do nosso assunto, deixando as divagações ideológicas para quem crê ou descrê como caminho de salvação.  Há muito tempo que ouvia falar sobre esse tal “Foro de São Paulo”. Li em alguns jornais sobre o “Foro de São Paulo”. Mas nenhum esclarecia a que se destinava, embora topasse notícias escabrosas sobre ligações de petistas, políticos de má fama e até de pessoas ou personagens metidas com o tráfico de drogas. Hoje, deu-me na cabeça perguntar o que é e o que pretendem seus fundadores e participantes.  Não sendo um analista do que é o brasileiro, como é a cabeça do brasileiro comum, se é isto ou aquilo que o brasileiro deseja, deixo para os sociólogos da área. Quero é entender um pouco do dia-a-dia, do presente até vê-lo tornar-se  história. Como se trata de coisa nova, vou procurar explicação nas coisas novas, nos livros e na internet. Diz o povo, repetindo um escritor cujo nome não me vêm à memória, que “todo mundo é comunista com o dinheiro alheio; mas, quando acaba a verba, todos voltam ao status quo ou à miséria”. É como se o comunismo fosse uma espécie de psicopatia aplicada à política.  E o “Foro de São Paulo” me parece isto.
         Mas, depois de ouvir nos vídeos espalhados pela internet e ler no blogue de “Felipe Moura Brasil”, agora posso esclarecer com o conhecimento das duas fontes menos sucintas:
         MENSAGEM DE LULA EM APOIO A HUGO CHÁVEZ: “Em 1990, quando criamos o Foro de São Paulo, nenhum de nós imaginava que em apenas duas décadas chegaríamos onde chegamos. Naquela época, a esquerda só estava no poder em Cuba. Hoje governamos um grande número de países e, mesmo onde ainda somos oposição, os partidos do Foro têm uma influência crescente na vida política e social. Os governos progressistas estão mudando a face da América Latina. (...) Em tudo que fizemos até agora, que foi muito, o Foro e os partidos do Foro tiveram um grande papel que poderá ser ainda mais importante se soubermos manter a nossa principal característica; a unidade na diversidade. (...) Sob a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias, as classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Tua vitória será a nossa vitória”.
       Embora Hugo Chávez, haja negado ao lamentar a morte do Valter Pomar e outros, nas diversas regiões da América Latina, a inexistência de contato com as FARC, saiu da boca de um deles: “As FARC, da Colômbia, têm contatos não apenas no Brasil, com distintas forças políticas: governos, partidos e movimentos sociais...”em entrevista à Folha de São Paulo, de 27/8/2003, palavras do comandante Raùl Reyes. “E essas distintas forças sociais são o MST, os sem teto, os estudantes os sindicalistas, intelectuais, sacerdotes, historiadores, jornalistas”..., acrescentaria. 
       Não restam dúvidas de que o “Foro de São Paulo” é uma organização não-oficial e clandestina, quer suas reuniões, sejam abertas, semi-abertas ou fechadas. Tratam de unificar toda a América Latina num só bloco, com as idéias comunistas e a economia estatal (mudando aos poucos e até à socapa, nossa democracia), para chegar ao comunismo falecido na Rússia, por inanição. Mas a Rússia continua um país rico e poderoso, e quer dominar o mundo, contaminar o mundo, através principalmente do Brasil, e espalhar por todo o nosso Continente. As idéias do “Foro”, no início nos pareciam mirabolantes, porém já começam a preocupar os brasileiros que têm consciência do que é uma nação independente, forte, rica, desde que tenhamos melhores governos do que os de Lula e seu fantoche Dilma. Ainda há alguns empecilhos, mas não será impossível num mundo em que a internacionalização da informação e do dinheiro tornou-se tão fácil e com eles o mau caráter, a carência de honestidade, civilidade, cidadania. Segundo Olavo de Carvalho, escritor, sociólogo, jornalista e filósofo, o discurso de Lula, em 2 de julho de 2005, comemorando 15 anos da existência do “Foro de São Paulo”, reproduzido no site oficial do governo, “Este discurso é confissão explícita de uma CONSPIRAÇÃO contra a soberania nacional,crime infinitamente mais grave do que todos os delitos de corrupção praticados e acobertados pelo desgoverno do PT”, como o “Mensalão” e a “Operação Lava Jato”, para citar os mais evidentes.


____________________
*Francisco Miguel de Moura – Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras- e-mail: franciscomigueldemoura@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...