domingo, 30 de dezembro de 2012

UMA CARTA AO POETA CHICO MIGUEL


Carmen Silvia Presotto*
                 (Autora)


Querido Francisco Miguel Moura, querido Poeta!


Antes que finde o ano, mais uma carta, mais um tempo de estar contigo em poesia. Recebi tua "Antologia" já faz um mês, leio, perpasso cada verso, me adentro a este mundo de saudade e amor que tão bem sabes delinear e reviro-me em humanidade….

Faço de tua busca a minha, mordo metáforas, descasco palavras, invento o dia, chego a ti em palavras e amplio a busca:




Minha Busca

minha busca em palavras
lavra meu ser
– agrava

meu fazer em poema
escreve o meu ser
– problema

minha vida em poesia
vence meu ser
– adia

mordo a metáfora
de cada dia.

E depois sigo por nossas heranças, certa de que os sonhos são nosso tempo mais fértil, engravido de mim mesmo, rodopio entre os cantos que me sopras e o sonho não finda, a esperança se refaz por cada dístico e …

Herança

O sonho e
meu olho insone.

A queda e
meu coração em pânico.

O pássaro e
todo espaço em pane.

O rio e
e as águas em pântano.

O mar e
as ondas em morte.

Batáquios se engolem
na água, na terra.

Nem peixes se mirem
no ôntico espelho.

Nem pássaros cantem,
quebrem-se as asas.

Homens se vomitem
na noite crescida.

O tempo pede escuro.
E eu grávido
de mim mesmo.

E, meu amigo, são muitos os poemas onde me perco, me encontro, volto a tecer o que minha alma sente, pressente para contigo chegar à eternidade…

Eternidade

Dá-me
O preto dos teus olhos
Para minha noite
E a alegria dos teus dentes
Como açoite.

Dá-me
As tuas mãos macias
Para o meu cansaço
E a harmonia dos teus sonhos
Como abraço.

Assim
Possa amanhecer a eternidade.
Assim
Posso amanhecer a eternidade
E ter na idade, eterna idade, eternidade.

Dá-me
O teu riso florido
Para minha alma,
Todo sentimento do teu rosto
Me acalma.

Dá-me
A seda de tua pele
E o meu corpo cobre,
E te sonharei mais linda
E te amarei mais nobre.

E poema por poema, entre páginas amarelas, bem cuidadas, com cheiro de tempo vivo, de tempo poesia, chego a "Um Rio em Chico Miguel", ensaios da Profª Deolinda Maria de Sousa Marques**,  por onde fluo e adentro nas margens que te escrevem e junto a todos me banho, pois meu sentir conflui ao mar que és: Poesia certa desde a infância que ainda leva na pele adulta a liquidez de uma alma que por Amor amanhece, cria, amplia e compartilha.

Um beijo, poeta amado, e por todo teu sentir gracias, e que 2013 siga sendo um tempo de Amor Poesia a ti e todos os teus amigos e familiares, e saibas que estou muito feliz sempre por estar entre eles. 


Porto Alegre, 17 de dezembro de 2012.
__________________
*Carmen Silvia Presotto – site http://www. vidráguas. Professora,  poeta, autora de vários livros, inclusive de crônicas, uma das mulheres mais dinâmicas de Porto Alegre-RS, haja vista o que vem fazendo, também pela internet.
** Observação: Deolinda Maria de Sousa Marques é professora universitária, poeta, ensaísta, membro da Academia de Letras da Região de Picos - PI

2 comentários:

Nádia Santos disse...

Querido Chico , creio que tua alma deva estar elevada diante de tão linda homenagem tão repleta de admiração, carinho, afeto e amor. Vim a conhecê-lo a pouco tempo, mas pelos teus textos me encantei e já te admiro. Com toda certeza esta homenagem é merecida. Feliz 2013 poeta, muita saúde e paz, pois o resto é consequência. Que Deus ilumine teus caminhos hoje e sempre e que estejas sempre cercado de anjos poetas. Um afetuoso abraço.

Anônimo disse...

Nádia, respondi no teu blog.
abraços
chico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...