segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FORTUNA CRÍTICA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA


Roberto Carvalho* Brasília (DF)

Esteve em Brasília, no mês de junho 18 a 20 – o escritor, poeta e romancista piauiense Francisco Miguel de Moura oportunidade em que conversamos sobre literatura e valores culturais do Piauí, do Brasil. Chico Miguel, como é mais conhecido estava acompanhado de sua filha Mécia e esposa que também é Mécia – e, bem informado sobre os temas atuais do mundo, o escritor revelou projetos literários que pretende empreender e em andamentos.

Respeitado pela qualidade de sua extensa bibliografia literária, Chico Miguel, nascido em 1933, é um coração de magnitude ímpar. Tem nas letras, garantida a posteridade de uma vida dedicada ao ofício de gravar na história as imagens que servem e servirão às gerações do país – leitores, professores e pesquisadores dos romances, ensaios críticos, historiográficos, contos, crônicas e poemas deste escritor piauiense, brasileiro.
Seu livro mais recente “Fortuna Crítica de Francisco Miguel de Moura”, Edições Cirandinha, 306 pág. 2008, reúne artigos, resenhas, notas, citações, cartas de escritores, jornalistas, leitores de todos os estados do Brasil. Entre outros autores que compõem a obra se poderia citar - Assis Brasil, Moura Lima, José Ribamar Garcia, Oton Lustosa, Cunha e Silva Filho, Roberto Carvalho, Fernando Py, Herculano Moraes, Hardi Filho, M. Paulo Nunes, Eduardo Maffei, Magalhães da Costa, O. G. Rêgo de Carvalho, Jean-Paul Mestas e, a lista de nomes continua.

“Fortuna Crítica de Francisco Miguel de Moura”, não mostra apenas a trajetória literária do escritor Chico Miguel, mas revela as várias reflexões sobre sua obra. Sobremodo, facilita a pesquisa, e principalmente, um melhor entendimento através de opiniões diversas – que construíram o painel Fortuna Crítica de Francisco Miguel de Moura, espelhado por abalizados valores de nossa cultura brasileira.

Em artigo publicado no jornal O Dia, de 17/09/97, com o título POESIA IN COMPLETA, F. M. DE MOURQA, referente ao livro de mesmo nome – afirmei: “Na obra literária de Francisco Miguel de Moura a poesia é o gênero literário que imprime mais profundamente a psicologia humana. Sua lírica – neoconcreta, de vanguarda, dentro dos conceitos modernistas que continuam com os trajes pós-modernos – é revestida de multiplicidades expressivas.”, p. 118, Fortuna Crítica de Francisco Miguel de Moura, que está à disposição dos leitores.

__________________
*Roberto Costa Carvalho, jornalista, cronista, crítico literário, mora em Brasília - DF

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...