quinta-feira, 6 de maio de 2010

NOVOS POEMAS / TRADUÇÕES / VERSÕES



Francisco Miguel de Moura*

NOVOS POEMAS - 1


A PALAVRA/DOR

O poeta tira a palavra dicionária
com o travo da origem.
E, no engasgo,
apunhala o próprio peito,
para o grito surdo de uma dor que dorme.


MANHÃ E POEMA



Reverberar do alvor(e) ser,
viva a terra o direito de amar!

O cego vê, Deus se extasia.

O poeta alavanca palavras,
arreda nuvens,
destravando o olhar.

O poema silencia o trovão
quando o raio da palavra espedaça o ar.

A manhã se clareia para que a nau/tureza
trabalhe e acenda o peito de cada um.

Eis que o poema se desvirgina
e que vida e movimento se declaram
canção.


CRUELDADE



Nascer – alguém à beira do berço
sem um sorriso de chegada;
morrer – sem olhos tristes, fundos,
mas consoladores, conformados;
viver sem um propósito sequer:
- que seja o de amar sem ser amado.

A vida não é um lindo amanhecer,
nem no espelho – um espetáculo
como quem foge do calor do lar.
A vida será crueldade?

Cruel é o silêncio imposto,
não ter a quem falar ou dizer “ai!”
Cruel é ter a boca e não poder beijar,
ouvidos ter e não poder ouvir,
de olhos abertos – nada poder ver...

Cruel é ser alguém e não poder amar.


DEPOIS DA NOITE


Olhos de sono remelados.
A vida é uma enseada enquanto vida,
enquanto bela.

Entre (m) velas,
abelhas, folhas, jardim,avatares.
Não se deixe (m) picar
de fome e boutades.
Um raio ilumina
a manhã... As borboletas lentas
e as que voam,enquanto há desalento,
tentam o poema...
E como voa (m)
em versos leite e mel!

O sereno sobe e some, em suma,
e o sol, divino apenas como a água,
cai sem demasia.

Até que o escuro consumido se evapore.


DESCONSTRUÇÃO



Eis o que passa!... Anda a construção
duma história sem nome, pé, cabeça.
Outros lavram seu pedaço de chão.
São traços de rosários invisíveis,
movimentos ágeis de artesãos
fazendo santos, anjos, deuses,
no consenso das noites e dos dias.

Minha reza não vale a ideologia
dispersa no abismo das vaidades,
trocas e bombas... Confusão!

Na fábrica, o silêncio não se mede,
Nem a sábia sensibilidade das mãos
nem a explosão criativa das estrelas.

Barulho e sinfonia aqui se irmanam:
desconstrução de um invisível Deus.


NOME E CLONE




Viver o diferente,
o diferente é irmão de Deus ou da Natura
como(s/ç/ão).

Homem é deus também:
– Os donos da solidão
e do silêncio branco.

O diabo é ser hominídio,
ao tempo em que milhões não vivem,
milhares morrem, revivem
de frio e fome, e luar.

Só às portas da morte
o homem se clonifica
de homem sem homem,
de mulher nenhuma.

Clone de nada é nódoa,
clone de tudo é nada
fome de tudo é foda
nome de tudo é fada.


SE O MORTO FALASSE...



Para morte não quis nada!
Que viesse limpa, seca e atrasada.
A cova em qualquer canto
do silencioso além.

Ninguém para pisar-me.

A vida (com/vida, como/vida)
pisada, cuspida, trombada...
É melhor que a morte,
até esta menos bem curtida.

Palavra e barulho já não existem,
aqui é silêncio profundo,
sem peso,
para a eternidade.

É assim, tenho tudo.
deste lado:
nem lenda, nem lida.
E que pena! Obrigado, vida!


SOLIDÃO



No corpo da solidão
A alma do silêncio,
Despida dos agravos,
Absorta no sem-nome
Esgota-se.

O espaço vazio é uma falta
Que o universo reclama,
Repentina e mansa desce a luz,
Uma luz arcoirisada,
e obscurece a escuridão.


SONHO


Não saber pôr a mão pelos pés,
no tablado de outra esfera,
nem do objeto, por mais medonho.

Sonhar, sonho!
As incertezas na desgeografia
de um clima mal climatizado
com uma anti-história, talvez...
De quem, quando? E alguém a fez?

Não há farda, nem senha, nem fila.
Para sair das garras, das sombras,
precisa ter olho, ouvido, boca e nariz...

E quando aterrissar, espicaçado,
na mão, o sonho continuará sonhado.


MUTATIS MUTANDI



Vou mudar-me de casa brevemente,
Já me antecipo ausente do jardim
Tão florido e gostoso, e se tem lua,
As estrelas brilhando para mim.

Nem por isto, me encontro descontente.
Nada acontece qual se fosse o fim,
Terei um quarto e vento, e irei à rua...
Voltarei limpo, a vida quer-me assim.

Não bebo mais cerveja. Pouco vinho
Tomo em casa, seguindo o bom caminho
do fraco coração que inda me vela.

Das estrelas que vejo (ah! não sou tolo!).
Ouvindo a que é mais doce e que é mais bela,
Levo-a comigo para o meu consolo.


I - VERSÕES:
Autores: Diversos

AMO E ODEIO


A manhã é meu espelho:
- Odeio as coisas feitas,
quero-as todas por fazer.
Odeio o que é eleito,
quero é constrangê-lo.
Odeio o preço de mercado,
quero a liberdade sem recado.
Perfeição, repetição, alienação...
Odeio o único e o todo,
amo apenas o singular
entre tantos e outros.
Quase morro de tédio
por ter criado objetos, abjetos
porque não tinham arte.

Amo ser pleno e livre,
com uma felicidade sem remédio.

Ou o dia que não se repete.
________
Obs.: este poema está traduzido em italiano e inglês.

AMORE ED AVVERSIONE


La mattina è il mio specchio:
- Odio le cose fatte,
Voglio che tutti da fare.
Odio ciò che è eletto,
voglio è metterlo in imbarazzo.
Odio il prezzo di mercato,
Voglio la libertà senza scarto.
Perfezione, la ripetizione, l'alienazione ...
Odio l'uno e tutti,
solo l'amore naturale
e tra molti altri.
Quasi morire di noia
per la creazione di oggetti, abietto
perché non avevano arte.

Amo essere piena e libera,
con la felicità senza un rimedio.

O il giorno che non si ripeta.


I LOVE AND I HATE


The morning is my mirror:
- I hate the made things,
I want them all for making.
I hate what is elect,
I want is to embarrass it.
I hate the market price,
I want the freedom without message.
Perfection, repetition, alienation…
I hate the only and all,
I love only the singular
between as much and others.
Almost tedium mount
for having bred objects, abject
because they did not have art.

I love being full and free,
with a happiness without cure.

Or the day that is not happened again.

QUERENÇAS


Quero ter a vaidade dos caminhos:
dão passagem mas pouco dão abrigo.
Quero ter o orgulho do tufão,
Quero ter a tristeza do jazigo.

Quero sentir da tarde a lassidão
e a solidão da noite no deserto,
das pobrezinhas flores – o perfume,
como as nuvens – ficar no céu aberto.

Quero ter emoções de amor secreto,
sentir como se sente uma paixão,
pra cantar glórias e chorar amores.

Quero viver do ideal concreto,
quero arrancar de mim o coração,
incapaz de conter todas as dores.

Obs.: Este poema tem tradução em francês e espanhol



"QUERENÇAS”


Je veux avoir la vanité des chemins:
ils sont passage et ils peu donnent abri.
Je veux avoir l'orgueil de l'ouragan,
Je veux avoir la tristesse de la tombe.

Je veux sentir de l'après-midi la lassitude
et la solitude de la nuit dans le désert,
des bien pauvre fleurs - le parfum,
comme les nuages - rester dans le ciel ouvert.

Je veux avoir des émotions d'amour secret,
sentir comme se sent une passion,
pour chanter des gloires et pleurer des amours.

Je veux vivre de l'idéal concret,
je veux arracher de moi le coeur,
incapable de contenir toutes les douleurs.


II - TRADUÇÕES
de Francisco Miguel de Moura

À MA MÈRE
Ce poète proche du mouvement parnassien écrit
Des textes trè ciselés d’une grande richesse de rimes

Théodore de Banville
(I823-1891)

Lorsque ma soeur et moi, dans les forêts profondes,
Nous avions déchiré nos pieds sur les cailloux,
En nous baisant au front tu nous appelais fous,
Après avoir maudit nos courses vagabondes.

Puis, comme um vent d’été confond lês fraiches ondes
De deux petits ruisseaux sur un lit calme et doux,
Lorsque tu nous tenais tous deux sur tes genoux,
Tu mêlais en riant nos chevelures blondes.

Et pendant bien longtemps nous restions là blottis,
Heureux, et tu disais parfois: Ô chers petits!
Un jour vous serez grands, et moi je serai vieille!

Les jours se sont enfuis, d’un vol mystérieux,
Mais toujours la jeunesse éclantante et vermeille
Fleurit dans ton sourire et brille dans tes yeux.




À MINHA MÃE
Ce poète proche du mouvement parnassien écrit
Des textes trè ciselés d’une grande richesse de rimes
Théodore de Banville


Quando eu e minha irmã, no bosque mais profundo,
Rasgamos nossos pés entre agudos calhaus,
Beijamo-nos. E alguém disse: “Loucos ou maus!?”
E, por fim, nos perdemos nas vagas do mundo.

Como o vento-verão funde as ondas primeiras,
No leito dos rios em doces, calmas águas,
Mãe, você nos pegou pra consolo das mágoas,
De joelhos, envolvendo as louras cabeleiras.

Bom tempo ali ficamos, doces asas mansas,
Felizes, no abraço, e você falou: “Crianças,
Um dia hão de ser grandes e eu, eu serei velha!”

No mistério, os dias vão, o’ meus pimpolhos,
Mas... Que essa juventude radiosa e vermelha
Fulja nos sorrisos brilhantes dos seus olhos.


DESDE LA TORRE

Francisco de Quevedo y Villegas
(1580–1645)


Retirado en la paz de estos disiertos,
Con pocos, pero, doctos libros juntos
Vivo en coversación con los defuntos
Y escucho con mis ojos a los muertos.

Si no siempre entendidos, siempre abiertos,
O enmiendan, o fecundan mis asuntos;
Y en músicos callados contrapuntos
Al sueño de la vida hablan despiertos.

Las grandes almas que la muerte ausenta,
De injurias de los años, vengadora,
Libra, ó gran don Iosef, docta la emprenta.

En fuga irrevocable huye la hora;
Pero aquélla el mejor cálculo cuenta
Que en la lección y estudios nos mejora.


DESDE A TORRE


No refúgio da paz do meu deserto,
Junto de poucos livros, porém sábios,
Converso com os defuntos e alfarrábios,
De olhar aceso os ouço de bem perto.

Se não me entendem, páginas abertas
Completam ou fecundam meus apontos,
E em leves musicais, por contrapontos,
Falam dos sonhos desta vida – alertas.

Grandes almas traídas pela morte,
Dos agravos do tempo, a vingadora...
Livra-me, o’ sábio Dom José, do corte!

Porém a irrevogável não demora,
Pois que ela é bem melhor calculadora,
Do que a lição dos livros nos melhora.



SONETO (da Rosa)
En que da moral censura a uma rosa
y en ella a sus semejantes.
Sor Juana Inés de la Cruz

Rosa divina que en gentil cultura
Eres, con tu fragante sutileza,
Magisterio purpúreo en la beleza,
Enseñanza nevada a la hermosura.

Amago de la humana arquitectura,
Ejemplo de la vana gentileza,
En cuyo sér unió naturaleza
La cuna alegre y triste sepultura.

Cuán altiva en tu pompa, presumida,
Soberbia, el riesgo de morir desdeñas,
Y luego, desmayada y encogida,

De tu caduco ser das mustias señas
Con que, con docta muerte y necia vida,
Viviendo engañas y muriendo ensiñas.


SONETO (da Rosa)
En que da moral censura a uma rosa
y en ella a sus semejantes.
Sor Juana Inés de la Cruz
(1648–1695)


Rosa Divina que, em gentil cultura,
És, com tua fragrante sutileza,
Magistério purpúreo da beleza,
Ensinamento níveo à formosura.

Ameaça da humana arquitetura,
Exemplo de ilusória gentileza,
Em cujo ser uniu com natureza
O berço alegre e a triste sepultura.

Quão altiva em tua pompa, presumida,
Soberba, o risco de morrer desdenhas,
E logo desmaiada e encolhida,

De teu caduco ser dás tristes senhas
Com que, com douta morte e néscia vida,
Vida e morte por teu ensino empenhas.


______
*BIOGRAFIA
FRANCISCO MIGUEL DE MOURA (Chico Miguel)

Nasceu em Francisco Santos-PI (outrora “Jenipapeiro”, município de Picos, sertão do Piauí), aos 16 de junho de 1933. Estudos primários com seu pai; ginasial e contabilidade, em Picos, onde casou e fixou residência por alguns anos. Formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Mestre-escola como seu pai, funcionário público municipal (escrivão de Polícia), radialista, professor de língua e literatura, cujas atividades não mais exerce. Dedica-se exclusivamente a ler, escrever, fazer palestras e brincar com os netos.

Colabora nos diversos jornais de seu Estado, entre os quais “O Dia”, “Diário do Povo” e “Meio Norte”; nas revistas “Literatura”, de Brasília (hoje editada em Fortaleza), “Poesia para todos”, do Rio; “LB - revista da literatura brasileira”, São Paulo; “Almanaque da Parnaíba”, “De Repente”, “Revista da Academia Piauiense de Letras”, Cadernos de Teresina” e “Presença”, de Teresina. É também colaborador permanente dos jornais “Correio do Sul”, Varginha, MG; “Diário dos Açores”, das Ilhas dos Açores e “O Primeiro de Janeiro” (Suplemento Cultural “das Artes das Letras”), de Porto, Portugal. Ultimamente, vem sendo editado pelas revistas “Lea” e “Clarín”, de Espanha; “Pomezia-Notizie” na Itália; e “Jalons”, em França.

É sócio efetivo da União Brasileira dos Escritores e da Academia Piauiense de Letras, e membro-correspondente da Academia Mineira de Letras e da Academia Catarinense de Letras.
Por força de sua atividade como funcionário do Banco do Brasil, morou na Bahia e no Rio, e por último em Teresina, onde concebeu e publicou a maioria de suas obras. Residiu também em Salvador, Bahia, onde fez curso de pós-graduação.

Estréia em poesia, em 1966, com o livro “Areias”, depois publica mais 13 outras obras no mesmo gênero. Participou da antologia “A Poesia Piauiense do Século XX”, organizada por Assis Brasil, e de outras antologias poéticas editadas do Nordeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, assim como de outras do exterior (Estados Unidos, França, Cuba e Portugal).

Em prosa é autor de “Os Estigmas” (1984, reeditado em 2004), “Laços de Poder” (1991), “Ternura” (1993) e “D. Xicote” (2005), com o qual ganhou o prêmio Fontes Ibiapina em 2003, prêmio que, aliás, já lhe tinha sido conferido pela Fundação Cultural do Piauí ao romance “Laços de Poder”, nos idos de 1980. Praticou também o conto inovador em “Eu e meu Amigo Charles Brown” (1986), “Por que Petrônio não Ganhou o Céu” (1999) e “Rebelião das Almas”, 2001. É cronista (E a Vida se Fez Crônica, 1996) e crítico literário de renome (Linguagem e Comunicação em O. G. Rego de Carvalho, 1972/1997, 1ª e 2ª edição, respectivamente; A Poesia Social de Castro Alves, 1979, e Moura Lima: Do Romance ao Conto, 2002), tendo recebido prêmios em todos os gêneros literários que vem produzindo. Além desses, devem ser considerados na mesma área “Piauí: Terra, História e Literatura” (1980), “Literatura do Piauí” (2001) e uma biografia de seu pai, “Miguel Guarani, Mestre e Violeiro”, (2005).

São-lhe inéditos, esperando publicação, cinco livros de poemas: “Itinerário de Passar a Tarde”, “O Coração do Instante”, “A Casa do Poeta”, “A Cor, as Cores”, “Lindes do Caminho”, “Testemunho” (reunião de traduções e versões), e dois outros de crônica e memória: “O Menino quase Perdido” e “A Graça de Cada Dia”, além do romance “O Crime Perfeito” e a coletânea de contos “Histórias Lobisômicas”).

A obra de Francisco Miguel de Moura recebeu enorme manifestação da crítica, vinda de escritores de todo o país, inclusive críticos literários como João Felício dos Santos, Fábio Lucas, Nelly Novaes Coelho, Rejane Machado, cujo material foi reunido em dois volumes já publicados: “Um Canto de Amor à Terra e ao Homem” (Editora da Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2007) e “Fortuna Crítica de Francisco Miguel de Moura” (Edições Cirandinha, Teresina-PI, 2008).

Chico Miguel ama as artes, a poesia (literatura) especialmente – pelo trabalho que realiza com a palavra; ama o ser humano (o “eu” e o “outro”) e a natureza, quase como se fosse uma religião sem dogmas. Enquanto as religiões e a ciência são, de certa forma, indiscutíveis, incontestáveis, despóticas, portanto, a arte é humilde e trabalha em favor da humanização do homem, que ainda está bem longe. Talvez estas sejam as razões do seu agnosticismo.

________________
e-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br
sites: usinadeletras.com.br/ wikipedia.com.br
jornal de poesia/recanto das letras/letras e artes
blogs: http://franciscomigueldemoura.blogspot.com
http:// cirandinha.blogspot.com
http://abodegadocamelo.blogspot.com

11 comentários:

Chá das Cinco disse...

Mestre Chico, estou aqui para aprender contigo fazer versos, colocar no papel aquilo que os amantes chamam de chamam de "sentimento".

Um grande abraço
Gemária Sampaio

CHIICO MIGUEL disse...

Até hoje não sei se sei fazer grandes poemas, pois eu vivo de aprender com as pessoas, as falas e as escritas. Isto que você sabe. Entretanto, grato pelo elogio.Vamos continuar amigos, penso, e quando o tempo e as outras condições permitirem, bater esse papo virtual, tomando esse gostoso chá. Tudo isto eleva.
Abraço afetuoso
Chico Miguel de Moura

Chá das Cinco disse...

Chico Miguel meu mestre,
ainda que você dominasse todas as linguas e escrevesse poesias e contos em todas elas, ainda assim prefiro a tua educação.
Que homem lindo meu Deus!

Gosto de ler o que sai de você, gosto da forma que colocas os poemas, eles carregam a tua marca e desenha com as letras teu espírito sem idade.
Beijos meu amigo
Gemária Sampaio

Anônimo disse...

Splendidly done is richer reconsider than extravagantly said.

Anônimo disse...

Lovingly done is richer reconsider than extravagantly said.

Anônimo disse...

Artistically done is richer reconsider than extravagantly said.

Anônimo disse...

Lovingly done is better than extravagantly said.

Anônimo disse...

Lovingly done is richer reconsider than well said.

Anônimo disse...

Splendidly done is well-advised b wealthier than extravagantly said.

Anônimo disse...

To be a adroit human being is to be enduring a kind of openness to the world, an ability to trusteeship aleatory things beyond your own control, that can govern you to be shattered in unequivocally exceptional circumstances on which you were not to blame. That says something very outstanding with the get of the righteous autobiography: that it is based on a trust in the fitful and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a weed than like a jewel, something fairly tenuous, but whose extremely special attractiveness is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

Distress ferments the humors, casts them into their meet channels, throws off redundancies, and helps feather in those hush-hush distributions, without which the fuselage cannot subsist in its vigor, nor the typification fake with cheerfulness.

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