sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SER BRASILEIRO




Francisco Miguel de Moura*






Me procuro no campo
de futebol e na pista de automóvel,
estou aqui, ali, acolá, além de lá,
mas não sou Deus nem diabo
como o pão que ele amassou.
Sou vadio, não faço nada,
só samba e carnaval.
Samba, ora samba?
Carnaval, ora carnaval?
Eu queria encontrar-me brasileiro
na cor, no amor, na paixão,
no trabalho e neste não.
Brasileiro em todo lugar,
de todas as formas,
sem caráter algum.

Corri mundo e não me encontrei:
Europa, Oceania e África,
Ilhas do Pacífico e Ásia, subi o Himalaia.
e não encontrei Brasil nem brasileiro
porque a vista morreu.

Me disseram que o único possível
foi pra América,
falar inglês e nunca voltará.

Como ser brasileiro é difícil!
________________
*Francisco Miguel de Moura, poeta brasileiro, mora no Piauí, autor de cerca de 30 livros, sendo metade de poesia, o último denominado "Antologia - Poemas Escolhidos pelo Autor". Também no ano passado (2008) foi editada sua "Fortuna Crítica" pelas Edições Cirandinha. E-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...