quinta-feira, 10 de setembro de 2015

EU SOU A ESQUINA - Soneto


Francisco 
Miguel 
de 
Moura*

       Qual tolo adolescente, pelas ruas,
Já pensando conquista por conquista,
Vi passarem por mim os sois, as luas,
Quando ela apareceu na minha vista.


E ela dançava como folha ao vento,
Vento que vem e volta, já sem cor...
E então me impus a trabalhar no intento
Do mais curto caminho ao seu calor.


Fiquei parado na primeira esquina,
Sério, bem sério, e reparei no ar
A cor de amora e o cheiro de menina.


E ela enganou a todos, a assassina!
Sumiu no vento, pra não mais  voltar...
Hoje sou pedra e esfinge, nesta esquina.

                                                     Teresina, 10 de setembro de 2015.

_______________
* Poeta de várias modalidades, desde a trova, o haikai, o soneto, ao poema livre, onde também se ente livre, mas para fazer os mesmos bons versos e as mesmas chaves de ouro à moda da modernidade.

2 comentários:

regina ragazzi disse...

Ai que lindo!! Eu amo sonetos. Nunca consegui escrever um. É só pra mestre mesmo. Abraço Chico!

Anônimo disse...

Regina, amiga,
Eu sei que conselho é bom, se fosse ninguém dava; vendia, neste mundo tão consumista e capitalista em que vivemos.
Faça como eu, experimente muitas vezes, conserte. Se o conserto não der
certo, guarde pra depois, depois volte a tentar. Se não conseguir, rasgue e faça outro. Há sonetos meus que eu comecei a escrever em 1965, quando preparava meu primeiro livro - "Areias" - e só agora terminei modificá-lo, uma virgula, um traço, uma palavrinha mal colocada, sempre observando o som e a imagens das palavras e, dentro deles o conteúdo que coloco ou tento colocar para o público.
Agradeço o elogio, mas ainda não estou satisfeito com o final, a chamada chave de outro. Se você voltar a ver meu blog, e eu fico lisongeado, verá que há umas pequenas mudanças no último vers.
MAS PARA SABE FAZER E FAZ HAICAIS TÃO PERFEITOS, PARA QUE MAIS QUERER FAZER SONETOS?
Abraço afetuoso,
chico miguel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...