quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CRÔNICA DE CARMEN SÍLVIA PRESOTTO

Quanto tempo você não escreve 
ou recebe uma carta?

Carmen Sílvio Presotto*
                

            Incrível, nos dias de hoje se estar falando de selo, envelope, caminhadas ao correio.
           Mas, por aqui ganhamos tempo e seguimos o que Clarice Lispector e Fernando Sabino sempre fizeram… Claro, que faltara o bucólico, no entanto sempre poderemos estar em correspondências.
         Hei, não esqueçam! Hoje Chico Buarque estará chegando ao nosso alegre porto, quem sabe não lotemos as caixas do Sheraton Hotel com palavras?
         Senão, lembrem-se de que sempre há Pedros Pedreiros e muitas mulheres de Atenas espiando o encontro marcado.
           Aqui, segue uma a Maria Bethania, agora é com vocês: escrevam!
           Querida Poeta!
           Vidráguas… Oxalá, como nos diz o “poetinha”!
          “Dentro do Mar tem Rio…” Um dia em Porto Alegre não ouve retorno, o microfone emudeceu, talvez fosse a concha do ouvido do Guaíba que ressoasse junto a tantas “vozes” que, querendo ser cantadas, congestionaram as linhas de ondas…
            Bem, querida Poeta, ao escutar o que disseste, envidragaram meus olhos: “os poetas têm que estar nas Escolas, têm que estar nas leituras dos jovens, têm que estar conVERSANDO com LIBERDADE como nos sopraste com Sophia de Mello Breyner Andresen: 
           O poema é a liberdade/ Um poema não se programa/ Porém a disciplina – Sílaba por sílaba – O acompanha / Sílaba por sílaba/ O poema emerge – Como se os deuses o dessem/ O fazemos.
           E por acreditar nas palavras, por acreditar no cantar que conversa publicamos EnCaixes – um livro de poesia, editado por Vidráguas, junto a emoções que me fazem seguir enviando o que vivo, o que projeto, o que desejo a outros olhares sensíveis para que uma nascente sempre siga em busca de sua foz:                
           - Ave poesia!
           Por isso, a chuva bate na janela trazendo o cheiro da rua molhada.
           Junto à soleira, um canto, uma morada, mãos em ninho onde pássaros vêm matar a sede.
           Muitos voltam, batem suas asas pelo calor de vidros… Outros, nunca dão respostas, nem lêem, preferem as pombas metálicas ou o tilintar das moedas, ou são palavras furadas, ocas…
           Por tudo que escuto e vibro junto a ti, penso que no dizer de alguns momentos, teu poeta junta acordes com água, perfurando a retina, pirata de palavras, deixando que a alma derreta o ouro perdido no ouvido e porque cantas, embacias as tristezas, salpicando pesadelos, cata palavras como quem cata a vida suada, a vida de amanhãs que escorre por cada ladrilho sem sol.

Links:
vidraguas.com.br
 * Carmen Silvia Presotto, poeta e cronista de Porto Alegre -RS, matéria cedida pelo site http://www.vidraguas.com.br
E-mail: carmen@vidraguas.com.br

2 comentários:

Gisa disse...

Meu querido amigo Chico!
Estou em débito contigo! Andei em uma correria danada, mas tudo faz parte. Obrigada por tua presença tão delicada no meu blog. Obrigada por teus poemas lindos e por tua amizade.
Fico muito feliz o sucesso da tua nova publicação! Parabéns! Mas, sinceramente, não poderia esperar que fosse diferente. Teu escrever é uma delícia e cativante, assim um livro teu só pode ser muito bem recebido por todos.
Eu adoraria poder ler-te e muito honrada aceito o exemplar que me ofereceste (podes me mandar um e-mail para eu te enviar o endereço? Meu e-mail é alesigmurb@gmail.com).
Se não for pedir demais uma dedicatória eu gostaria muito.
Bem querido amigo, muito feliz sou com nossa amizade. Um dia, quero poder também ter a honra de te ofertar um livro meu, quem sabe, sonhos sempre são bons, quem sabe um dia eu possa realizar este...
Bem querido amigo, fico por aqui te desejando sempre muito sucesso e te enviando um grande e longo beijo no teu coração.
Gisa

CHIICO MIGUEL disse...

Gisa,
Amanhã vou te mandar o e-mail, porque já é quase hora de dormir e possa não te fazer uma comunicação mais consciente e fraterna.
Amem, logo já estou autografando O MENINO QUASE PERDIDO.
Você vai, sim, publicar um livro, seus contos, crônicas e poemas são excelentes criações de um ser maravilhoso: VOCÊ.
Abraço apertado até amanhã
francisco miguel de moura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...